16-10-2017

Voluntariado Aethra: assistência social, saúde e carinho na Amazônia

Não há fronteiras para quem deseja ajudar ao próximo. É o caso de Mirela Souza, assistente de RH da AKC, que, pela segunda vez, esteve na Amazônia para percorrer dezenas de quilômetros com o objetivo de encontrar pessoas que não têm acesso à saúde, educação de qualidade e entretenimento.

A viagem foi feita em julho, em um Barco-hospital, uma iniciativa de uma entidade religiosa que leva médicos e dentistas a comunidades carentes, necessitados de assistência adequada, mas também de atenção, especialmente as crianças. "Enquanto os profissionais atendem, entretemos as pessoas e difundimos conhecimentos. A experiência é muito gratificante", conta a colaboradora.

O trajeto dura uma semana, e, ao longo do percurso, as comunidades que solicitam atendimento são visitadas. Os ribeirinhos recebem material escolar, remédios e o mais importante de tudo: carinho. Parte do material distribuído, inclusive, foi doado por colegas de trabalho de Mirela, que fizeram questão de contribuir com a iniciativa solidária. "Ouvimos histórias, buscamos saber como eles vivem e repassamos informações importantes sobre saúde. É uma forma de nos aproximar e ganhar confiança."

Ela conta que, ao voltar da viagem, os maiores beneficiados parecem ser os próprios voluntários. "Como não há acesso à internet nem televisão, durante todo o tempo estamos em contato com seres humanos, o que é maravilhoso. A viagem nos faz valorizar mais as pequenas coisas e mostra que temos muito a agradecer pelo que temos."