29-10-2019

Sistema de suspensão: segurança, conforto e estabilidade

A ideia de amortecer os impactos de irregularidades da via para os meios de transporte é bem mais antiga do que a criação do automóvel. Há registro de que recursos similares a sistemas de suspensão já eram utilizados no império romano para preservar as carroças de duas rodas. O mesmo ocorria com as carruagens francesas do século XVIII. Nos dias de hoje, a tecnologia sofisticou equipamentos e o mercado automotivo oferece alternativas de acordo com o modelo do carro e a preferência do motorista.

De acordo com Lucas Passos Costa, gestor da Plataforma de Suspensão da Aethra, existem marcos de evolução tecnológica que impactaram consideravelmente o desempenho das peças que compõem o sistema de suspensão. "Conseguimos reduzir peso e tamanho, além de aumentar a vida de fadiga (tempo de desgaste de peças) com a utilização de aços de terceira geração. Certamente, isso foi um divisor de águas no mercado."

E o sistema precisa de peças que atuem harmonicamente para que o conjunto atinja sua finalidade. Amortecedores, molas, barra estabilizadora e control arm – popularmente conhecido como braço oscilante, leque ou bandeja – são alguns dos seus componentes.

Modelos de suspensão

Os veículos são compostos por uma série de sistemas independentes, cada um com finalidade bem-definida para assegurar o bom desempenho do carro. Poucos têm tanta versatilidade quanto o de suspensão, responsável diretamente pelo conforto e segurança dos ocupantes do veículo. A evolução tecnológica impactou fortemente esse conjunto de elementos, que teve de acompanhar o desenvolvimento da potência dos motores, principalmente para dar mais estabilidade nas curvas, já que se usa maior velocidade do que tempos atrás.

Conheça os modelos de suspensão:

- Eixo Rígido – Também chamada de suspensão rígida devido à total dependência entre as rodas. Um eixo rígido conecta os dois cubos de roda entre si e, pelas rodas não serem articuladas no chassi, ao passarem sobre alguma irregularidade, transferem os seus movimentos para o eixo, e consequentemente para a outra roda.

- Suspensão independente – Como o próprio nome já diz, faz com que as rodas possam se mover de forma individual, melhorando o desempenho nas irregularidades da via. Pode ser aplicada tanto no eixo dianteiro, como no eixo traseiro. Dentro desta categoria, temos os seguintes modelos:

* Multilink – Composto por dois triângulos e por até cinco braços. Isso permite maior liberdade para o posicionamento, conferindo possibilidade de vários movimentos em diversas direções e melhor aderência dos pneus com a pista.

* McPherson – Composto de um amortecedor, mola e braço de Braço Oscilante. Por ser constituído por poucas peças, é mais leve e tem uma boa movimentação.

* Double Wishbone – Dois braços (superior e inferior) suportam as rodas. As peças formam a letra "V", lembrando um triângulo. O sistema controla alterações no alinhamento e posição do veículo em altas velocidades. É o mais utilizado para os carros esportivos, por apresentar bom desempenho em controle e estabilidade.