10-03-2020

Scan laser: Aethra na automação da qualidade ágil e precisa

DESTAQUES:

• Vantagens do scan laser na automação
  • Único na América Latina na cadeia de fornecedores automotivos
  • Robô colaborativo + velocidade nos processos
  • Equipamento como reforço à Indústria 4.0

A automação da qualidade com maior precisão, agilidade e integrando todo um sistema capaz de gerar dados e informações cruciais para o funcionamento perfeito de uma linha de produção – ou mesmo de uma empresa por completo.

Único na América Latina na cadeia de fornecedores automotivos, o scan laser adquirido pela Aethra no fim de 2019 é parte chave dessa evolução no mercado que molda a Indústria 4.0.

“Flexibilidade absoluta, velocidade e precisão são alguns dos atributos que podemos mencionar sobre o novo equipamento de medição 3D a laser recentemente adquirido pela Aethra. Com este equipamento, damos um grande salto tecnológico na área de metrologia, focando na visão do aprimoramento contínuo e buscando sempre tecnologias mais avançadas”, ressalta o diretor de Qualidade da Aethra, Anderson Bambirra.

“Com as evoluções dos requisitos de qualidade dos clientes, a verificação dos resultados dimensionais é cada vez mais exigida, tanto com a velocidade da geração dos dados, como na geração de planos de ação mais assertivos e em menos tempo”, acrescenta o gestor de qualidade da Aethra, Luciano Menicuci.

“Por este motivo e pela postura de vanguarda da Aethra, a escolha deste modelo de controle nos coloca como pioneiros na América Latina”, completa.

Colaboração automatizada

O equipamento utiliza robôs colaborativos, ou seja, completamente automatizado sem, com isso, a necessidade de toque na peça. A interligação aos sistemas de controle e de liberação das linhas de produção resulta em maior velocidade no tempo de medição, automação de processos e, claro, a garantia da qualidade em detalhes.

“O scan vai completar o que estamos fazendo de melhor aqui na Aethra. O sistema online te entrega o resultado de imediato, otimizando o tempo, não criando refugos e melhorando os índices de qualidade e produtividade. Então, o scan vai completar essa cadeia”, ressaltou o coordenador de Linha de Solda da Aethra, Christian Garcia.

Futuro da indústria

A troca de informações entre os sistemas de toda a empresa é a base da Indústria 4.0, alinhada aos profissionais altamente capacitados e prontos para levar a automação ao estágio máximo.

“Esta tecnologia é mais um passo para a Aethra se adequar ao plano da Indústria 4.0, mantendo a companhia como referência no nosso segmento.”, finaliza Menicuci.