Cookie Consent
16-01-2017

Qualidade: para superar a expectativa de todos os clientes

Ter qualidade em tudo o que faz. Esse é um dos "mandamentos" do Grupo Aethra. E é por seguir à risca essa diretriz que a unidade de Rocha Pombo tem colecionado índices de qualidade históricos. Um bom exemplo disso é que nos últimos dois anos nenhuma não conformidade foi registrada pelos clientes Volkswagen e Renault. O bom resultado se deve, segundo o gestor de Qualidade José Luiz Alcobas, ao envolvimento dos colaboradores da planta e ao trabalho preventivo que acompanha todos os procedimentos efetuados.

"As reprovações internas, seja nas auditorias de processos ou nas inspeções finais, ou até mesmo uma observação de um residente nosso, desencadeiam reuniões de qualidade e a elaboração de planos de ação específicos para corrigir um problema ou prevenir ocorrências", conta o gestor de Qualidade.

"É um objetivo difícil de ser alcançado, mas temos como princípio não aceitar e tampouco esconder falhas.", completa.

Todos pela Qualidade

De fato, o envolvimento de toda a equipe – seja da engenharia, responsável pelo desenvolvimento de novos processos, ou da produção, que coloca em prática tudo o que pode resultar em melhoria da qualidade – tem sido um elemento vital para os bons resultados alcançados.

"O pessoal vestiu a camisa, se conscientizou do papel de cada um na busca de parâmetros de qualidade de excelência. Não fazemos o trabalho na correria e primamos sempre por cumprir cronogramas e processos preestabelecidos", explica Leandro Portes, supervisor de produção da Rocha Pombo.

AESYS

A busca constante pela melhoria contínua levou a Aethra a criar seu programa de manufatura enxuta para implantação em todas as unidades. O AESYS, Sistema de Produção Aethra, foi criado a partir das experiências acumuladas pela empresa ao longo dos anos com programas de melhoria, treinamentos e consultorias.

Seu principal objetivo é estimular a melhoria contínua dos processos e produtos, para garantir um nível de qualidade requerido mundialmente em todas as plantas. O AESYS agrupa as melhoras práticas apresentadas no World Class Manufacturing (WCM), Lean Manufacturing, Total Productive Maintenance (TPM), ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade Aethra e módulos do Sistema SAP Aethra.

Três elementos fundamentais

1 - Atuação sistêmica para eliminação de perdas e redução de desperdícios e ineficiências dos processos

2 - Envolvimento das pessoas

3 - Utilização de métodos e ferramentas adequados para lidar com perdas, desperdícios e ineficiências

logo

Uma empresa moderna com uma história de sucesso. O parceiro ideal para soluções inovadoras, produtos de qualidade e comprometimento em atender e superar as expectativas dos clientes. Esta é Aethra.