15-06-2019

Na Aethra, tudo já está pronto para a L7

A Aethra antecipou-se para atender às exigências da L7 do Proconve. As soluções propostas pela companhia para tanques de combustíveis foram minuciosamente estudadas, por meio de pesquisas, testes técnicos e benchmarking em países que já adotam o sistema.

A empresa produz tanques de combustível metálicos desde 1991, evidenciando o pioneirismo da equipe de engenharia, que ousou à época ao propor a fabricação da peça em um material já adequado às exigências atuais. "O bocal do nosso tanque já é metálico. No entanto, a ligação da peça com o bocal é feita por uma mangueira de borracha. Para cumprir a nova regra, teremos que usar uma mangueira de multicamadas, mais resistente e eficiente e menos permeável. Essa, portanto, será uma das adequações que faremos", explica o gestor de Engenharia de Sistemas de Combustíveis da Vesta, Cláudio Souza.

"Será uma mangueira epicloridrina com adição de PHV. Já encontramos o fornecedor no estado de Michigan, nos EUA." A identificação do material é resultado de um trabalho de prospecção feito pela equipe da Vesta. Testes foram realizados, sendo comprovado que a taxa de permeação dos acessórios atende aos requisitos de qualidade da Aethra e aos critérios de segurança e meio ambiente previstos na L7.

Outro ajuste será feito nos tubos que compõem o tanque, que atualmente são de plástico. Cláudio explica que pesquisas realizadas pela equipe indicaram a utilização de poliamida, também em multicamadas. "O material será produzido com uma barreira de AVIH ou de ETFE. Já temos parceiros definidos tanto para a borracha quanto para o plástico."