30-05-2018

Full Service Supplier: Aethra Group, uma empresa completa

A Aethra atua de ponta a ponta no mercado de autopeças, oferecendo serviços para toda a cadeia produtiva do setor automotivo, o que a torna uma sistemista.

A engenharia inaugura os trabalhos, à frente de novos projetos, pesquisa e inovação. A ferramentaria prepara os moldes que darão forma ao aço ao passar pela estamparia. Na montagem, ele se transforma em centenas de peças, sub-conjuntos, sistemas completos e até em cabines de caminhão, pintadas na cor final com que vão para as concessionárias.

Mas não é somente isso que torna a empresa um full service supplier (fornecedor de serviços completo, em português). A Aethra só é completa (full), porque tem empregados completos, qualificados para cada etapa do processo. É isso que possibilita a ela atuar em um mercado tão competitivo e chegar com qualidade até os clientes.

São quase 4 mil colaboradores, espalhados nas 13 unidades. São eles que transformam a matéria-prima em veículos que ganharão as ruas e estradas do Brasil e do exterior, contribuindo para o sucesso e a perenidade do nosso negócio.

"A Aethra é uma empresa reconhecida por investir em tecnologia, na modernização de suas plantas e em inovação. Mas não há dúvidas de que a força motriz da empresa são os nossos empregados. Nossa gente é nossa força", afirma o diretor Industrial Adelírio Souza.

Abaixo detalhamos melhor algumas áreas de atuação da Aethra. O fluxo de produção não necessariamente ocorre de uma unidade para outra. Cada uma atua de forma única. Porém, como somos um Grupo, em muitas situações compartilhamos conhecimentos, trocamos experiências, trabalhamos em sinergia maximizando resultados.

Engenharia e P&D
(Vesta e Cedep)

Na Vesta Engenharia são desenvolvidos novos projetos e produtos, testados e visualizados em primeira mão em simulações virtuais. Os produtos são analisados ainda em fase de desenvolvimento, e os modelos finais são entregues à produção minimizando retrabalho e otimizando o processo criativo. "Quando vejo um componente pronto e observo que está e acordo com o que idealizamos, me sinto recompensado pelo trabalho bem-feito", conta Guilherme Wilson Dutra e Duque, engenheiro de Desenvolvimento.

Engenharia de Protótipos e Modelagem
(Vesta, Cedep e TEC)

Maior CNC para modelagem da América Latina.

Ferramentaria
(TEC e Flamma)

Maior ferramentaria automotiva do país fora de uma montadora.

Linhas de Produção
(Vesta e Cedep)

Design virtual de linhas de produção.

Autopeças - Estampados e Conjuntos Soldados
(Betim, Centauro, Flamma, Hammer, Rocha Pombo, Taubaté e Thera)

A Centauro é uma das unidades especializadas na estampagem de peças de médio e grande portes. Na linha automatizada com tecnologia Aethra em que Bruno Paiva trabalha existem seis Feeders que atuam na fabricação das peças. "Ficamos de olho se há acúmulo de sucata e observamos a necessidade de polir a ferramenta. Nos preocupamos com a qualidade o tempo todo."

Sistemas Automotivos
(Betim, Córdoba, Flamma, Rui Barbosa e Thera)

Rui Barbosa, no Paraná, além de conjuntos soldados, também produz sistemas de combustível. Montador-soldador, Cristiano Guimarães Pinheiro trabalha na operação de brasagem, que envolve a soldagem e a vedação dos dutos, do respiro e do gargalo ao corpo dos tanques. "Um vazamento no tanque, e o carro pode explodir. Não existe mais ou menos. Por isso, seguimos à risca os procedimentos."

Armação e Body in White
(AKC, Flamma, Centauro e Hammer)

A AKC é um exemplo de montagem de grandes sistemas, como cabines de caminhões. Reinaldo Raymundo, ponteador, monta peças importantes para os modelos de caminhões da MAN, como assoalho, colunas A e B, cabeçote e serrote. "A solda tem que ser perfeita. Uma falha, por menor que seja, compromete a segurança do motorista e a credibilidade do nosso trabalho. Precisamos ter o máximo de atenção."

Pintura e Trimming
(Flamma)

Está na Flamma a ponta final da cadeia. Além de estampar e montar, a unidade pinta carrocerias de carros e caminhões na cor final em que são comercializadas e também faz o serviço de trimming. A linha de pintura tem capacidade de produção de 80 mil cabines por ano, com flexibilidade para atender a diversas geometrias. O pintor de esmalte Marcos Paulo da Silva é responsável por dar cor e vida à estrutura metálica. "Temos consciência de que fazemos parte de um processo que exige o empenho máximo de cada um".