20-08-2018

Alumínio: Aethra se especializa em veículos mais leves e resistentes

Engana-se quem acredita que o carro elétrico é fruto de uma tecnologia recente. Uma das versões mais bem-sucedidas foi criada em 1894, pelo engenheiro mecânico Henry G. Morris e pelo químico Pedro G. Salom, ambos norte-americanos. Mas o início da produção em massa dos carros a combustão por Henry Ford barateou o custo desses modelos, e os elétricos acabaram sendo deixados de lado, pelo menos naquela época.

O apelo por ações sustentáveis e em favor da utilização de fontes de energias mais limpas fez, no entanto, com que os elétricos voltassem à cena para se tornarem uma realidade no presente, não mais uma tecnologia do futuro. Na Ásia, Europa e Estados Unidos, os elétricos são a aposta do setor. No Brasil, é cada vez mais comum nos depararmos com os veículos híbridos nas ruas das grandes capitais. A Aethra já é uma referência no projeto e no desenvolvimento de tanques de alta pressão para veículos híbridos tipo plug-in (PHEV)

Portanto, se esta é uma tendência do mercado automotivo, a Aethra está envolvida. Em maio, diretores da empresa se reuniram com executivos da Tesla nos Estados Unidos para entender mais a fundo quais são as demandas desse segmento. Um dos principais desafios impostos à indústria diz respeito ao peso do carro. Como a autonomia dos motores elétricos ainda é baixa em comparação com aqueles a combustão, a mínima diferença na carroceria se traduz em mais quilômetros rodados. Por isso, o alumínio é a bola da vez entre as matérias-primas.

"Ele é mais leve que o aço e mais resistente à corrosão. Realizamos testes de estampagem em alumínio na Centauro para produção de capô, portas, laterais e para-lama, e os resultados foram um sucesso", conta Juscelino Alves de Souza, gestor de Ferramentaria e Try Out.

As peças foram produzidas em parceria com a Vesta Engenharia, onde estão expostas, para demonstração aos clientes. De acordo com Alexandre Assi, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Vesta, a conformação de ligas de alumínio, sejam elas em planos ou extrudados, requer um conhecimento específico da tecnologia.

"A Aethra já detém a tecnologia. Trabalhamos para melhorá-la dia após dia", enfatiza.

Curiosidades

* Em 2016, 351 mil carros elétricos foram vendidos na China, um crescimento de 85%em comparação com o ano anterior.

* Em janeiro deste ano, 37% dos novos veículos em circulação na Noruega eram movidos a eletricidade.

* O Brasil aprovou em junho regulamentação mínima para recarga de carros elétrico - são 119 postos. As montadoras já falam de elétricos a partir de 2022.

* A consultoria financeira Morgan Stanley aponta que até 2025 15% do mercado mundial será de carros elétricos.