10-07-2017

AKC Sustentável: Aethra Group por um mundo cada vez mais "verde"

O que fazer com o óleo de cozinha que sobra depois de se fritar um alimento? Para muitos, a solução é eliminá-lo na pia. O ato parece inofensivo, mas causa grandes impactos ambientais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada litro de óleo descartado incorretamente tem potencial para contaminar 25 mil litros de água. No Brasil, dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal revelam que cerca de 700 milhões de litros são lançados, por ano, no meio ambiente, sem o devido cuidado.

Mas todo esse óleo pode ser transformado em sabão, e os colaboradores da AKC sabem como. De Olho no Óleo é um projeto idealizado por um biólogo, que conta com a adesão da unidade. Em outubro de 2016, depois de serem divididos por equipes, os colaboradores foram desafiados a coletar óleo usado entre familiares e amigos durante seis meses. Em abril, ao fim da campanha de coleta, o volume arrecadado foi de 609 litros. Convertido em dinheiro, o lucro do óleo, correspondente a R$ 426, foi vendido, e o dinheiro, revertido em benfeitorias para uma instituição social escolhida pelo grupo vencedor. Além disso, a empresa parceira do projeto se comprometeu a doar um kit de educação ambiental para estudantes de escolas públicas da região a cada dois litros coletados.

O De Olho no Óleo é apenas uma das ações de responsabilidade socioambiental realizadas na AKC. Desde 2012, a unidade possui o programa AKC Sustentável, que promove várias iniciativas focadas nos pilares Redução, Reciclagem e Reutilização. Algumas delas são: troca das lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED; fornecimento de luvas à base de troca no Almoxarifado (para evitar descarte incorreto e avaliar possibilidade de reutilização); doação de uniformes usados para os jovens do projeto Maanaim e inspeções focadas em coleta seletiva e limpeza.

"O interessante é que aplicamos fora da empresa o que aprendemos no AKC Sustentável, como as práticas de coleta seletiva, organização e limpeza. O programa é uma prova de que, juntos, podemos transformar o planeta e a vida de inúmeras pessoas", afirma Alessandro Nascimento, ponteador da Célula 20 da NSB, que atua como multiplicador da ação.

.

Transforme óleo de cozinha em sabão.

Você vai precisar de: 1 litro de óleo usado, peneirado e frio; 240 mL de soda cáustica líquida; 200 mL de água; uma garrafa PET e um funil.

Como fazer: Com a ajuda de um funil, coloque na garrafa PET o óleo, a água e a soda cáustica; misture os produtos; tampe e agite até alcançar a consistência de sabão; destampe a garrafa e deixe-a em pé até a mistura secar; corte a garrafa e desenforme o produto final.

Você pode cortar o sabão em barras ou ralá-lo.