01-12-2017

Aethra, FCA e Fiemg preparam ferramenteiro para mercado automotivo

Resgatar a relevância das ferramentarias brasileiras e preparar profissionais com habilidades específicas para o mercado automotivo estão entre os objetivos do Programa de Formação de Ferramenteiros desenvolvido pela Aethra, Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

A parceria deu origem a um novo perfil profissional, que é válido para todo o País até 2021. Duas turmas já estão em andamento. Os resultados do primeiro ciclo de aprendizado foram apresentados nesta 5ª feira (30), no auditório da Aethra, em Betim, com a presença de executivos da Fiat, Fiemg e Senai, além da presidência e direção da Aethra. Os estudantes fizeram demonstração, em tempo real, de um dispositivo de dobra e repuxo que construíram para estampar o símbolo da logomarca da Aethra em aço inoxidável.

O presidente da Aethra, Pietro Sportelli, falou sobre o momento de inovação vivido pelo setor automotivo e a importância de ter profissionais capacitados para atender à demanda do mercado. Especificamente, Sportelli abordou o hot stamping – a empresa registrou patente este ano de um método de estampagem a quente com diferenciais ao existente no mercado - e o roll forming, que, segundo ele, ganhará força novamente. "Precisamos de um profissional completo, que entenda de programação, que saiba robótica". O presidente revelou, ainda, que tem planos de um novo programa na área de células robóticas de solda.

A parceria

Por meio da parceria com a FCA, de janeiro a abril deste ano, profissionais da Aethra que atuam como instrutores do programa participaram de um treinamento na sede da montadora em Torino, na Itália, em busca de atualização de métodos e técnicas. O conteúdo tem sido multiplicado na empresa e levado para os alunos em salas de aulas, palestras técnicas e visitas.

O diretor Regional do Senai-MG, Cláudio Marcassa, ressaltou o trabalho de formatação do novo perfil do profissional de ferramentaria. "Somos indústria, e ser chamado por uma empresa do porte da Aethra para assumir um desafio como este é de grande valor para nós. Para os estudantes, é uma oportunidade inestimável de aprendizado poder adentrar este universo e ver como funciona uma indústria em seu dia a dia", avaliou.

O novo currículo para a profissão é mais amplo. Além da formação para Ferramenteiro de Fabricação e Manutenção, o profissional também tem a opção de se especializar em Ferramentaria de Desenvolvimento, para projetos na área de estampo. O programa contempla também uma vertente de gestão.

Processo Seletivo para novas turmas

Para o primeiro semestre de 2018 duas turmas serão formadas, com os processos seletivos já em andamento na Aethra. Serão 40 alunos selecionados com inícios em janeiro e março. O segundo semestre de 2018 terá outra turma com 30 alunos.

- Publicado em:
* FIEMG-Senai - http://www7.fiemg.com.br/senai/noticias/detalhe/parceria-beneficia-mercado-automotivo
* Automotive Business - http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/26769/aethra-fca-e-fiemg-se-unem-para-formar-ferramenteiros
* O Tempo - http://www.otempo.com.br/interessa/super-motor/programa-desenvolve-ferramenteiros-para-o-mercado-automotivo-1.1550849