Cookie Consent
07-01-2020

Aethra: design em completa parceria com seus clientes

Experiência e qualidade são requisitos indispensáveis para que uma empresa de componentes automotivos produza peças adequadas ao nível de exigência do mercado atual, sobretudo, no que diz respeito à segurança e à durabilidade; fatores estes que moldam o core business da Aethra.

Especificamente na área de cálculo estrutural, o design das peças, realizado em conjunto com o cliente, é fundamental para que o resultado final corresponda às expectativas. Diego Souza, engenheiro de Desenvolvimento da Aethra, conta que um dos principais projetos merecedores da confiança total de um cliente envolveu a produção de componentes para a plataforma BVH1, da PSA, em 2014. A montadora delegou à Aethra a realização de cálculos dos componentes do suporte de painel de cinco modelos e para-choque de quatro modelos.

Os testes mostraram um desempenho dentro do esperado pelo cliente e, desde então, a Aethra tem dado robustez ao seu portfólio na elaboração de projetos em conjunto com as montadoras.

"A vantagem da Aethra em ter uma engenharia forte é que ela deixa de ser simplesmente uma fabricante e passa a ser uma desenvolvedora de soluções técnicas", diz Alexandre Assi, diretor Adjunto de Engenharia. "Nosso departamento de cálculo estrutural tem condições de receber as especificações técnicas das montadoras, entender as peculiaridades, testar várias soluções, até chegar em um custo final adequado, massa da peça, melhor performance e entregar uma solução pronta manufaturada ao cliente", completou.

3D: sala virtual e impressão

O investimento em inovação é um diferencial estratégico, que dá visibilidade à empresa em um mercado tão concorrido. A sala virtual 3D, onde os produtos podem ser visualizados com precisão e alto nível de detalhamento, proporciona mais confiança ao cliente sobre a qualidade do que está sendo produzido e nas validações finais da peça.

Ela é dotada de projetores 3D, com a possibilidade de realização de videoconferência com qualquer lugar do mundo. Alexandre Assi explica que o recurso tecnológico faz com que o produto, antes de ser produzido, possa ser explorado e avaliada sua confiabilidade de resultados.

Na engenharia da Aethra, é possível também ter uma prévia do produto por meio de impressão 3D. "É muito interessante, porque, com a peça em mãos, verificamos fisicamente possíveis problemas e conseguimos corrigi-los a tempo. É possível realizar, inclusive, alguns testes de montagem" diz Guilherme Duque, engenheiro de Desenvolvimento da Aethra.

O recurso técnico permite ainda que outras áreas da empresa consigam se planejar. O setor de logística, por exemplo, com a prévia da peça em mãos, pode planejar melhores embalagens, estocagem e transporte. Tudo isso de maneira integrada e ágil, tendo como resultado transparência dos processos e qualidade na ponta final.

logo

Uma empresa moderna com uma história de sucesso. O parceiro ideal para soluções inovadoras, produtos de qualidade e comprometimento em atender e superar as expectativas dos clientes. Esta é Aethra.