12-03-2018

Cronos: a pele, a estabilidade e o combustível do sedan da FCA

Mais novo sedan da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o Cronos chega ao mercado automotivo com grande destaque, tendo o Grupo Aethra como a base de fornecimento de importantes componentes do veículo – mais de 25 peças.

Para formatar a visão desenvolvida pela área de design do produto, a Aethra fornece parte dos componentes estruturais e dos conjuntos soldados do Cronos, além de manter a estabilidade e o equilíbrio do sedan com a produção do eixo e da travessa.

"Temos muito orgulho de participar desse projeto da FCA. Colocamos como primordial a qualidade e a eficiência em nossos produtos, levando ao consumidor final as principais virtudes da Aethra", afirmou o diretor Industrial, Adelírio Souza.

Para engrandecer ainda mais o fator de qualidade Aethra no Cronos, o grupo produz o tanque de combustível do veículo. O centro final de produção Aethra está em sua unidade em Córdoba, na Argentina, onde o sedan da FCA é formatado.

"A parceria com a FCA nos deixa muito motivados, pois sabemos que estamos inseridos em grandes projetos que irão mudar o mercado automotivo", disse o superintendente da Vesta - braço da Engenharia da Aethra -, Marley Lemos.

O Grupo Aethra

A Aethra é um grupo brasileiro de origem brasileira. Com experiência acumulada ao longo mais de quatro décadas, atendendo às principais montadoras do mercado, é uma das maiores fornecedoras de engenharia e produtos de alta tecnologia para a indústria automobilística.

A companhia conta com parque industrial de tecnologia avançada, composta por 11 unidades produtivas e dois centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D): 12 no Brasil (nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná) e uma unidade em Córdoba na Argentina.

Ao longo dos anos, a empresa alcançou alto grau de sofisticação tecnológica em seus processos produtivos, que inclui mais de 400 robôs, avançados softwares industriais e sistemas de controle de qualidade, que constituem a maior indústria nacional do setor. Essa tecnologia, movida pelos seus mais de três mil colaboradores, gera ganhos significativos e altíssima qualidade e eficiência, atendendo aos mais exigentes padrões internacionais.

Uma empresa Full Service Supplier (serviço completo que vai do desenvolvimento e protótipos, até a pintura e entrega final do produto ao cliente), assim é considerada a Aethra. Suas atividades incluem desde o projeto, o desenvolvimento, a engenharia do produto em parceria com as montadoras, a construção dos meios de produção (ferramentais), até a produção seriada e em alta escala de peças para automóveis, veículos comerciais leves e também cabines completas de caminhões, além de pintura automotiva e trimming (montagem final). Dentre os seus produtos, que a colocam em patamar de sistemistas, estão tanques de combustível, sistemas de suspensão, para-choques, além de conjuntos soldados, estampados de grande porte, bagageiros de teto e cabines completas para caminhões e automóveis; e tecnologias que a destacam no mercado, como tanque para veículo híbrido, roll forming e hot stamping.