Saúde: Grupo Aethra atento ao bem-estar de seus funcionários


Revista 16 Médico newsroom.jpg

No Calendário da Saúde Nacional existem inúmeras datas que chamam a atenção da sociedade para a importância de estar atento a doenças que podem ser evitadas, sobretudo se agirmos de forma preventiva. A Aethra, com o objetivo de sempre manter seu quadro de colaborares informado e saudável, acompanha esse cronograma de ações, com a realização periódica de campanhas de conscientização. Temas já conhecidos, como combate a dengue, DSTs, Outubro Rosa e o Dia Mundial sem Tabaco são trabalhados com toda a equipe.

Um bom exemplo é o Novembro Azul, já conhecido por trazer à tona a discussão em torno do câncer de próstata. Nesse período, a empresa realiza em todas as unidades ações que busquem lembrar os colaboradores sobre a importância de se agir de forma preventiva. A Flamma Automotiva, por exemplo, incentiva a realização de exames de sangue para os colaboradores com mais de 40 anos, para a verificação de índices de PSA*.

Foi o interesse em estar em dia com a saúde que fez com que Aguinaldo Mariano Machado, prensista da unidade de Pouso Alegre, realizasse o exame e tivesse uma informação importante a tempo. Em 2015, com os resultados em mãos, o colaborador foi informado do risco que corria. "Percebemos uma alteração no resultado e o encaminhamos diretamente para um especialista", conta o médico do trabalho da unidade, Dr. Gilberto Alves Ramos.

O susto foi grande, pois, de fato, se confirmou o câncer de próstata. A partir daí, o colaborador passou por 36 sessões de radioterapia – não foi necessária a realização de quimioterapia. "Hoje estou curado", comemora Aguinaldo, que já voltou a trabalhar normalmente e segue fazendo o acompanhamento de quatro em quatro meses. "A prevenção salvou minha vida. Só fui curado porque fiz o PSA a tempo."

A prevenção ao câncer de próstata deve ter uma atenção permanente para os homens, sobretudo para quem passou dos 40 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram cerca de 60 mil casos diagnosticados no ano passado no Brasil. A boa notícia é que a possibilidade de cura, quando a doença é detectada precocemente, chega a 90%.

* Antígeno prostático específico, mais conhecido como PSA, é detectado via exame de sangue em homens ainda assintomáticos. Qualquer alteração significativa é um forte indício da doença.



SOCIAL
ÁREA RESTRITA
WEBMAIL
EXTRANET
PORTAL DO FORNECEDOR
AETHRA
SISTEMAS AUTOMOTIVOS S.A.
Av. Centauro 234, Jardim Riacho das Pedras
32.242-000, Contagem, MG
BRASIL
Tel. +55 31 3045-9199