Qualidade: Unidade de Taubaté está há quase um ano sem reclamação


newsroom.jpg

A equipe da unidade de Taubaté-SP, instalada dentro da Volkswagen, entende a palavra "qualidade" como uma cultura que deve ser praticada minuto a minuto. 100% dos colaboradores de todas as áreas sabem que a excelência no processo produtivo deve ser um compromisso de todos. A conformidade dos produtos e a satisfação do cliente têm sido o objetivo principal e uma rotina para a unidade e os bons resultados alcançados são comprovados por indicadores.

Atualmente, a equipe é responsável pela fabricação de três modelos de crossbeam – produzindo cerca de 1.500 conjuntos soldados por dia. Desde novembro, nenhuma reclamação do cliente foi registrada, o que significa que 175 mil peças foram produzidas dentro dos parâmetros de conformidade desejáveis. "Os Diálogos Diários de Segurança (DDS) têm sido focados em qualidade e organização dos processos, o que explica esse bom resultado", afirma o gestor de Produção, Alex Sandro Sanches.

Juntamente com Demétrhyos Cristino Nogueira, supervisor de Qualidade da unidade, o trabalho realizado com o objetivo de alcançar os índices atuais começou com o mapeamento dos processos e a análise de cada não conformidade detectada internamente. Toda a equipe foi treinada e participa das reuniões de análise dos problemas, onde as possíveis causas são abordadas, a causa-raiz é identificada e solucionada com ações robustas. "Estamos agindo antes que o problema chegue no cliente, e com grande foco no impacto e abrangência das ações em outros processos com intenção a estender as ações de forma preventiva".

Vale ressaltar que os resultados só começaram a aparecer graças à conscientização dos colaboradores, que entenderam o que é qualidade e passaram a aplicar seus conceitos na rotina de trabalho, por compreender que este requisito não é mais um simples diferencial, mas uma exigência do mercado. Embora os indicadores tenham melhorado, se engana, entretanto, quem acha que o trabalho acabou. "Continuamos tendo treinamento, palestras e os DDS diários, independentemente se o colaborador é novato ou tem muitos anos de empresa. Esse esforço contínuo faz a diferença", comenta Allan Kardec de Oliveira, operador de Solda.

É o que tem possibilitado à unidade de Taubaté prospectar novos negócios, caso do try out para o lançamento de um novo produto – o projeto MQB.

O que foi feito para este resultado
1. Estudo do processo para identificação de não conformidades
2. Reuniões com a equipe para discutir o problema no mesmo dia
3. Não deixar o erro ir adiante
4. Conscientização e envolvimento da equipe

Considerando que cada peça recebe 21 componentes soldados, significa que, no período, 3,675 milhões de componentes foram soldados dentro dos parâmetros de conformidade desejáveis.



SOCIAL
ÁREA RESTRITA
WEBMAIL
EXTRANET
PORTAL DO FORNECEDOR
AETHRA
SISTEMAS AUTOMOTIVOS S.A.
Av. Centauro 234, Jardim Riacho das Pedras
32.242-000, Contagem, MG
BRASIL
Tel. +55 31 3045-9199