Capacidade e otimismo: Aethra está pronta para retomada do mercado

Roll_Forming_Thera_Newsroom.jpg

Tecnologia do Roll Forming é um dos exemplos da qualidade da Aethra

 

O Brasil começa a superar a crise que teve início há três anos, e o otimismo do mercado se justifica: no terceiro trimestre de 2017, a economia brasileira registrou a terceira alta seguida, segundo o IBGE. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% em comparação com os três meses anteriores. Parece pouco, mas já é motivo para um alento, tendo em vista que o registrado no mesmo período do ano anterior (-0,5%) indicava recessão.

Além disso, a venda de veículos em 2017 atingiu a marca de 2,24 milhões de carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões licenciados, indicando alta de 9,3% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a produção aumentou 25,2%, segundo a associação das montadoras (Anfavea), chegando a 2.699.672 veículos fabricados em 2017.

"O pior já passou. Acreditamos em um crescimento de 10% da indústria automotiva e em uma alta de pelo menos 20% na venda de caminhões no próximo ano (2018)", projeta Osias Galantine, diretor Comercial da Aethra.

Para atender a demanda que está por vir, a companhia se preparou minuciosamente. Enquanto o mercado e a sociedade ainda arcam com as consequências de decisões econômicas inadequadas, a Aethra investiu em tecnologia e na atualização de suas unidades, ciente de que o mercado reagiria, e as empresas dedicadas a inovar conseguiriam sair da crise mais rapidamente e em melhores condições.

Hoje, é impossível falar em indústria automotiva sem mencionar os carros elétricos e híbridos – os últimos, inclusive, já podem ser vistos nas ruas, o que mostra que esta será mesmo a tendência do mercado. O desenvolvimento de novas tecnologias para atender o segmento coloca à prova a criatividade e a qualidade das empresas que fornecem para as montadoras. Por isso, a Aethra se antecipou e já está apta a atender a demanda dos consumidores.

"Temos um parque industrial estruturado e mão de obra capacitada para 'ir para cima'", comenta Marley de Souza Lemos, superintendente da Vesta Engenharia.

Ele conta que a Aethra é, atualmente, a maior fornecedora nacional de reservatório de tanque de combustível em aço, produto que possui tecnologia mais robusta, sustentável e resistente. Esses indicadores são muito importantes para os híbridos, uma vez que esse tipo de veículo suporta uma pressão interna cinco vezes maior do que os modelos convencionais.

Para o elétrico, um dos desafios é o peso do carro. Como seu motor possui "menos força" do que o de combustão, a leveza é fundamental para garantir o bom desempenho do carro. E, para isso, a Aethra já tem know-how de produção de peças de alumínio, mais leves e menos espessas, fundamentais nesse caso, além da tecnologia exclusiva de hot stamping, que vem chamando a atenção dos clientes.

Perto do cliente

Para evidenciar toda esta capacidade e as inovações tecnológicas incorporadas ao longo dos anos pela Aethra, o Tech Day, evento criado para dar visibilidade aos produtos e processos da empresa aos clientes, tem sido importante para posicionar a empresa no mercado. "Quem não é visto não é lembrado", ressalta Marley.

Em fevereiro, a iniciativa, que leva aos clientes produtos, sistemas montados e workshops, volta com toda força. Já para o início do ano estão previstos quatro novos Tech Days. É o momento em que o cliente percebe como pode dar maior qualidade a suas peças, adotando o Roll Forming, por exemplo.

A Aethra possui o maior polo produtor dessa tecnologia na América Latina, por meio de sete linhas independentes que fabricam produtos com ultra-alta resistência. Tecnologias inovadoras como essa, que resultam em peças de alto valor agregado, vão nortear o mercado no futuro. Contudo, o bom trabalho realizado nos últimos anos já começa a render frutos.

Em 2017, a Flamma ganhou um prêmio da Mercedes-Benz na categoria Excelência em Qualidade, e a unidade de Pouso Alegre já planeja, inclusive, expandir sua planta industrial. Tudo isso nos dá a certeza de que 2018 será um ano de muito trabalho. Felizmente, estamos prontos.

Porque a Aethra está otimista

- Os indicadores econômicos começam a dar sinais de recuperação e, com eles, a indústria automotiva passou a produzir mais;

- A Aethra já possui know-how e tecnologia necessária para os veículos do futuro: híbrido e elétrico;

- Os eventos de relacionamento com os clientes demonstram com clareza nosso pioneirismo tecnológico e nossa capacidade para inovar, o que tem sido bem-visto pelas montadoras;

- Bons índices de qualidade de produtos e de produtividades mostram que a empresa está no rumo certo.



SOCIAL
ÁREA RESTRITA
WEBMAIL
EXTRANET
PORTAL DO FORNECEDOR
AETHRA
SISTEMAS AUTOMOTIVOS S.A.
Av. Centauro 234, Jardim Riacho das Pedras
32.242-000, Contagem, MG
BRASIL
Tel. +55 31 3045-9199